Curso de Licenciatura em Matemática

Curso de Licenciatura em Matemática

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Estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Matemática.

Preambulo

Hoje em dia, não se pode negar a presença e intervenção da Matemática enquanto disciplina da área das ciências exactas em várias áreas das ciências e engenharias; e enquanto área do saber o sua importância é imprescindível na compreensão e acessibilidade ao domínio de vários assuntos. Assim hoje, não é de estranhar que quem faz linguística. Agronomia, engenharia, economia, psicologia, medicina, demografia, ciências da motricidade e desportos, … interessar-se à Matemática para modelar, projetar, interpretar ou entender algum fenômeno. Portanto, podemos dizer que hoje, a Matemática faz parte do quotidiano humano.

O Ensino da Matemática ocupa um lugar primordial nas sociedades contemporâneas nas quais cada vez mais se apresentam diversos problemas da vida pratica onde a matemática joga um papel preponderante. No caso da sociedade angolana, em particularidade da Província da Lunda-Sul e em Saurimo, é constante o confronto com problemas matemáticos no processo de ensino e aprendizagem, principalmente ao nível de ensino de primário e até mesmo no ensino superior.

A sociedade angolana, ainda apresenta graves problemas educativos procedentes do longo período de guerra que enfrentou. Ainda assim, atualmente e em período de paz, confronta-se com novos desafios e alarga os seus horizontes em termos de desenvolvimento, de maneira alucinante. Presentemente e com fenômeno da globalização, exige-se que a academia forme e ofereça para o mercado de trabalho, profissionais que sejam capazes de responder a complexidade de dilemas sociais que se apresentam.

Neste sentido, para a concepção da presente grade curricular de licenciatura, teve-se como referencias os planos curriculares oferecidos nos cursos de Matemática de instituições de Angola (Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda da Universidade Agostinho Neto, Universidade Jean Piaget de Angola); assim como, de países como Estados Unidos de América, Brasil e alguns países da Europa (consultados a Kean University/Estados Unidos da América, USP/Brasil, ISPA/Portugal, Université de Louvain, UPN/RDC, entre várias).

É nesta ordem de avaliação, que a maior percentagem das unidades curriculares apresenta-se como semestrais com o objetivo de auxiliar a trajetória acadêmica do estudante (que deixa de ficar um ano sem poder progredir academicamente por ter reprovado a uma determinada disciplina, tendo esse período reduzido a um semestre).

A presente estrutura não prejudicará o conteúdo programado das unidades curriculares tendo em conta que determinado programa pode ser distribuídos em varias disciplinas semestrais, isto é, tornando-se anual ou mesmo plurianual. Ao adoptar-se esta formatação pretende-se progredir em termos de internacionalização de conteúdo e estrutura do curso.

As unidades curriculares que se voga no estrangeiro, foram incluídas e é exemplo como a Sociologia da Educação. Importa enfatizar a inclusão da disciplina de Relatório, nas áreas de concentração, além da exigência de elaboração de projeto de pesquisa. Com essas unidades curriculares, pretende-se oferecer ao estudante, ferramentas que lhe permitam preparar-se para a elaboração do Trabalho de Fim do Curso.

Neste plano curricular, as unidades do ciclo Básico são apresentadas com a designação de introdução para o IºAno e IIº Ano

  1. Grau conferido pelo: Licenciatura em Ensino da Matemática
  2. Duração do Curso:8 Semestres letivas/ 4 anos letivos
  3. Áreas científicas do curso: Ciências exactas. Área científica principal: Matemática – Ciências da Educação
  4. Exigências para admissão

A candidatura ao curso exige a apresentação do certificado de conclusão do ensino médio, nomeadamente:

  • Curso Médio
  • Pré-universitário

A admissão exige nota positiva no exame de acesso. No quadro dos números Clausius que a Escola Superior Politécnica da Lunda-Sul estabelece para este curso.

O exame de acesso consta de uma prova, cujas componentes são definidas pela Direcção da Escola

  1. Condições à concessão do grau:

A frequência e aprovação no curso superior de Matemática atribuem ao candidato o grau de Licenciatura em Ensino da Matemática.

A aprovação no curso de Matemática faz-se obedecendo cumulativamente ao seguinte:

  • Aprovação em todas as disciplinas do plano curricular do curso;
  • Elaboração, aceitação formal e defesa de um trabalho de fim de curso;
  • Aprovação do exame de Licenciatura, diante de um júri nomeado para cada caso pelo Departamento de Investigação Científica em Graduação e Pós-graduação, de cada curso e aprovado pelo diretor geral e seu adjunto para área científica (Exercício de Profissão).
  1. Objectivo e perfil profissional

A Licenciatura em Ensino de Matemática é um curso voltado para ás áreas das ciências, proporcionando aos formandos uma formação sólida na docência, pesquisa e resolução de problemas ligados ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática. E para tal, o curso é chamado a desenvolver a formação pessoal e social do futuro docente como educador, formador e professor de Matemática, de modo a proporcionar a interiorização das satitudes, comportamento e valores deontológicos indispensáveis ao profissional da Educação Matemática no contexto sócio-económico-cuktural do Mundo, da Angola e da província da Lunda-Sul, em particular.

Portanto, são os objetivos do curso de Ensino da Matemática:

  • Fornecer uma solida formação na área das ciências exactas;
  • Formar professores de Matemática para o Ensino Secundário, Ensino Técnico Profissional e para as Escolas de Formação de Professores;
  • Formar profissionais de amplo perfil com formação polivalente e multidisciplinar nas áreas da Matemática;
  • Proporcionar um conhecimento sólido no que diz respeito diversidade de métodos e técnicas de investigação em Matemática.

De acordo com os objetivos, o curso de Licenciatura em Ensino da Matemática deve:

  • Permitir a compreensão da especificidade dos conhecimentos matemáticos e relação com as restantes áreas das ciências face ao conhecimento do senso comum;
  • Fornecer o conhecimento e a compreensão dos principais conceitos e abordagens teóricos e práticos da matemática e suas aplicações;
  • Fornecer o conhecimento e a compreensão das abordagens matemáticas aos diferentes aspectos didácticos, pedagógicos e metodológicos da Educação em geral e da Educação matemática em particular a fim de contribuir para a melhoria de qualidade do ensino da Matemática;
  • Disponibilizar o conhecimento e a compreensão dos fundamentos e as aplicações das principais estratégias, métodos e técnicas de investigação matemática e ciências da Educação.
  1. Saídas profissionais

Perfil de saída: O departamento de Ciências da Educação, em geral, e o curso de Ensino da Matemática, em particular, apostam na formação de técnicos superior com formação sólida no estudo do ensino da Matemática. Assim após a conclusão do curso ministrado, o estudante estará capz de

– leccionar aulas de Matemática em instituições públicas e privadas do ensino secundário geral, normal e técnico;

– pesquisar sobre problemas ligados a docência da Matemática, aprendizagem e gestão do processo de ensino e aprendizagem da sua área de conhecimento e divulgar trabalhos científicos relacionados ao Ensino da Matemática;

– trabalhar em instituições de pesquisa para melhoramento da qualidade do ensino na região ou no país e em organizações em prol ao desenvolvimento comunautário e proteção do meio ambiente.

8 – DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HÓRARIA POR DISCIPLINA

Disciplinas Total de horas Percentagem
Formação Genérica 1170 27,86%
1-
2-
3-
4-
5-
6-
7-
8-
9-
10-
11-
12-
13-
Psicologia Geral
Didáctica Geral
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem
Metodologia de Investigação Cienífica
Metodologia de Investigação em Educação
Sociologia da Educação
Gestão e Inspecção Educativa
Desenvolvimento Curricular
Prática Pedagógica I
Prática Pedagógica II
Seminário de Trabalho de Fim de Curso
Psicopedagogia
Ética e Deontologia Profissional
60
60
60
45
45
60
60
45
180
180
300
45
30
Formação Básica 660 15,71%
1-

2-

3-

4-

5-

6-

7-

Introdução à Informática

Língua Estrangeira

Língua Portuguesa

Educação Física

Métodos Estatísticos Aplicada à Educação

Física Geral

Complementos de Física

60

120

120

60

120

120

60

Formações Específicas 2070 49,29%
1-
2-
3-
4-
5-
6-
7-
8-
9-
10-
11-
12-
13-
14-
15-
16-
17-
18-
19-
20-
21-
22-
23-
24-
25-
Geometria Analítica
Análise Matemática I
Análise Matemática II
Álgebra Linear
Didáctica de Matemática I
Álgebra Moderna
Álgebra Superior I (Álgebra Homológica)
Álgebra Superior II (Álgebra Comutativa)
Geometria Descritiva e Desenho de Projecções
Programação de Computadores I
Programação de Computadores II
Geometria Superior
Análise Complexa
Aritmética e Teoria dos Números
Teoria das Probabilidades
Equações Diferenciais Ordinárias
Análise Numérica
Geometria Diferencial
Didáctica da Matemática II
Equações Diferenciais com Derivadas Parciais
História da Matemática
Computadores no Ensino
Topologia Geral
Análise Funcional
Pesquisa Operacional
120
90
90
90
60
90
60
60
60
60
60
60
75
45
75
90
120
90
60
60
45
90
60
240
120
Trabalho de fim de curso 300 7,14%
Total horas 4200 100.00%

 

admin

2 comentários

Bruno Senduca Cateco Publicado em10:57 - 19 de Dezembro, 2019

Gostei

Baltazar Víctor Liahamene Muamussongo Publicado em16:35 - 17 de Abril, 2020

Olá pessoal boa tarde. Preciso toda informação no que concerne ao ano lectivo.

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