Curso de Licenciatura em Pedagogia

Curso de Licenciatura em Pedagogia

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Estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Pedagogia.

 A Pedagogia enquanto disciplina da área das ciências sociais e Humanas, em pleno Século XXI, oferece em termos de atuação, um cenário cada vez mais amplo. O seu grau de importância enquanto área do saber manifesta-se na medida em que, hoje e cada vez mais, a prática de pedagogo é exigida em todos os contextos sociais que fazem parte do quotidiano humano.

A Pedagogia ocupa um lugar primordial nas sociedades contemporâneas que cada vez mais se apresentam com dificuldades no processo de Ensino e Aprendizagem. No caso da sociedade angolana em particularidade de Lunda-sul, é constante o confronto com problemas educativos, onde se pode observar entre membros a pouca relação entre a família e a escola. Neste contexto, a pedagogia emerge como elemento de intervenção ativa para o Professional que se forma nesta área, impondo-se como resposta para o alívio e/ ou extinção destes fenômenos.

A sociedade angolana, ainda apresenta graves problemas sociais precedentes do longo período de guerra que enfrentou. Ainda assim, actualmente e em período de paz, confronta-se com novos desafios e alarga os seus horizontes em termos de desenvolvimento, de maneira alucinante. Presentemente e com fenômeno da globalização, exige-se que a academia forme e ofereça para o mercado de trabalho, profissionais que seja capaz de responder a complexidade de dilemas sociais que se apresentam. Neste sentido, para a concepção do presente plano de estudos de licenciatura, teve-se como referencias os planos curriculares oferecidos nos cursos de Pedagogia de instituições de Angola (Universidade Jean Piaget de Angola e Universidade Agostinho Neto); assim como, de países como Estados Unidos de América, Brasil e Europa (consultados a Kean University/Estados Unidos, PUC-Minas e USP/Brasil, ISPA/Portugal).

É nesta ordem de avaliação, que a maior percentagem das unidades curriculares apresenta-se como semestrais com o objetivo de auxiliar a trajetória acadêmica do estudante (que deixa de ficar um ano sem poder progredir academicamente por ter reprovado a uma determinada disciplina, tendo esse período reduzido há um semestre).

A presente estrutura não prejudicará o conteúdo programado das unidades curriculares tendo em conta que determinado programa pode ser distribuídos em varias disciplinas semestrais, isto é, tornando-se anual ou mesmo plurianual. Ao adoptar-se esta formatação pretende-se progredir em termos de internacionalização de conteúdo e estrutura do curso.

Importa enfatizar que a inclusão da disciplina de Relatório, Metodologia Quantitativa e Qualitativa nas áreas de concentração, além da exigência de elaboração de projeto de pesquisa. Com essas unidades curriculares, pretende-se oferecer ao estudante, ferramentas que lhe permitam preparar-se para a elaboração do Trabalho de Fim do Curso.

Neste plano curricular, as unidades de ciclo Básico são apresentadas com a designação de introdução para o Iº Ano e IIº Ano. No qual os estudantes cursam, todas as disciplinas apresentadas em forma do tronco comum. Esse aspecto justifica-se na medida em que na Escola Superior Politécnica de Lunda-Sul, oferece especialização nas áreas de Pedagogia: Variante Gestão e Inspeção Escolar e Variante Educação Primária

  1. Grau conferido : Licenciatura em Pedagogia
  2. Duração do Curso: 8 semestres lectivas/ 4 anos lectivos
  3. Áreas científicas do curso: Pedagogia.
  4. Exigências para admissão

A candidatura ao curso exige a apresentação do certificado de conclusão do ensino médio, nomeadamente:

  • Curso Médio
  • Pré-universitário

A admissão exige nota positiva no exame de acesso. No quadro dos números Clausius que a Escola Superior Politécnica da Lunda-sul, estabelece para este curso.

O exame de acesso consta de uma prova, cuja componentes são definidas pela Direcção da Escola Superior Politécnica de Lunda Sul.

  1. Condições necessárias à concessão do grau:

A frequência e aprovação no curso superior de Pedagogia atribuem ao candidato o grau de Licenciatura em Pedagogia.

A aprovação no curso de Pedagogia faz-se obedecendo cumulativamente ao seguinte:

  • Aprovação em todas as disciplinas do plano curricular do curso;
  • Elaboração e aceitação formal de um trabalho de fim de curso;
  • Aprovação do exame de Licenciatura, diante de um júri nomeado pelo Departamento de Investigação em Graduação e Pós-graduação, de cada curso e aprovado pelo diretor geral e seu adjunto para área cientifica.

 

  1. Objetivo e perfil profissional

São os objetivos do curso de Pedagogia:

  • Fornecer uma solida formação na área das ciências sociais e humanas;
  • Formar profissionais com formação polivalente e multidisciplinar nas áreas da Pedagogia;
  • Proporcionar um conhecimento sólido no que diz respeito a diversidade de métodos e técnicas de investigação em Ciências da Educação.

De acordo com os objetivos, o curso de Licenciatura em Pedagogia deve:

  • Permitir a compreensão da especificidade dos conhecimentos de cariz pedagógico e relação com as restantes áreas das ciências sociais e Humanas face ao conhecimento do senso comum;
  • Fornecer o conhecimento e a compreensão dos principais conceitos e abordagens teóricos da pedagogia;
  • Fornecer o conhecimento e a compreensão das abordagens pedagógicas as diferentes áreas temáticas da aplicação cientifica e profissional;
  •  Capacitar a comunicação dos conhecimentos pedagógicos de modo rigoroso e significativo, para especialistas e não especialistas;
  • Disponibilizar o conhecimento e a compreensão dos fundamentos e as aplicações das principais estratégias, métodos e técnicas de investigação educativas.

 

  1. Saída profissional
  2. Área de actuação

O curso de Pedagogia possui duas variantes: Variante Gestão e Inspeção Escolar e Variante Educação Primária.

Os dois primeiros anos são de tronco comum. A opção por cada variante é feita no principio do 3º ano.

  1. Tipo de atividade

O licenciado em Pedagogia poderá:

  • Participar em atividade de pesquisas Ciências da Educação;
  • Coordenar, executar ou acompanhar projetos nas áreas da Educação;
  • Participar em atividades de ensino/formação;
  • Participar em equipas pluridisciplinares; na concepção de projetos de desenvolvimento socioeconômico e cultural.
  1. Perfil profissional

O licenciado em Pedagogia poderá:

  • Participar em atividades de administração e gestão de organizações dos sectores público, associativo e privado;
  • Formular hipóteses de trabalho, organizar dados, avaliar a sua coerência e estabelecer relações significativas;
  • Aplicar adequadamente de diversos métodos e técnicas educativas e das ciências sociais;
  • Utilizar instrumentos de analise e técnicas de estatística;
  • Analisar a pluridimensionalidade, os fundamentos, o significado e as tendências dos comportamentos individuais e coletivos.

 

  1. Trabalho de fim de Curso: Tempo de duração: 1 ano lectivo

Características do trabalho:

O trabalho de fim de curso de licenciatura visa desenvolver nos estudantes metodologias e técnicas tendentes ao reforço da sua capacidade profissional ou a prática da investigação cientifica ou aplicada.

O trabalho de fim do curso de licenciatura deve comprovar uma formação superior de qualidade, defensora de competências acadêmicas ou cientificas, assim como uma relativa capacidade inovadora.

O trabalho de fim de curso de licenciatura enquadra-se em qualquer das técnicas temáticas abordadas ao longo do curso e apoia-se num trabalho prático ou em bibliografia ligada ao seu objeto.

O trabalho de fim de licenciatura em Pedagogia pode assumir qualquer dos gêneros:

  1. Trabalho escrito, de âmbito teórico, metodológico, bibliográfico ou outro;
  2. Trabalho escrito, com descrição e analise acerca de temática do âmbito do curso;
  3. Trabalho escrito, de uma aula acerca de determinada temática do âmbito do curso;
  4. Relatório de estagio ou trabalho prático do âmbito do curso ( EXERCÍCIO DA PROFISSÃO )
  5. Reportagem ou trabalho jornalístico, acompanhado de texto escrito;
  6. Outro gênero que do curso considere adequado ao curso ou a formação profissional do candidato, desde que respeite o disposto no Regulamento de trabalho de fim de curso da Escola Superior Politécnica de Lunda Sul.

PLANO CURRICULAR PARA A LICENCIATURA

 CURSO DE ENSINO DE PEDAGOGIA

 DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HÓRARIA POR DISCIPLINA

Código: LI-ENPED

1-Grau conferido pelo curso: LICENCIATURA

2- Tabela de procedências:

2.1 – Número de cadeiras com precedência: 13

2.2-Indicações das cadeiras com precedências:

A inscrição em: Depende da aprovação em:
Lógica Filosofia Geral
Psicofiologia Anatomia e fisiologia Humana
Didáctica Geral Pedagogia Geral
Psicologia do Desenvolvimento Psicologia Geral
Psicologia Pedagógica Psicologia Geral
Português II Português I
Língua estrangeira II Língua estrangeira I
Teoria da Educação Pedagogia Geral
Sociologia da Educação Sociologia Geral
Filosofia da Educação Filosofia Geral e da Lógica
Metodologia da L. Portuguesa Língua Portuguesa I e II
Todas cadeiras obrigatórias e de Opção no 3º Ano Pedagogia geral, Psicologia Geral e Didáctica Geral
Todas as cadeiras do 4º Ano Aprovação na totalidade das cadeiras

 

admin

1 comentário

Filipe Mazango Carlos Publicado em09:29 - 29 de Abril, 2020

Saudação exímios!
Tenho dificuldade em encontrar e baixar conteúdos nessa plataforma.

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