Curso de Licenciatura em História

Curso de Licenciatura em História

logo-ensino-de-historia

PLANO DE ESTUDO CURSO ENSINO DE HISTÓRIA

 0.Preâmbulo.

A longa evolução do objecto de estudo da pesquisa no ámbito da História tem vindo a inserir novas dimensões da realidad social, humana e cambiante. Esta dinámica mudou as bases e ferramentas epistemológicas da História como plataforma disciplinar. E essas mudançãs colocam inumeros desafios tanto a investigação histórica quanto ao ensino de História.Assim sendo é pertinente actualizar as capacidades e competências a formar de acordo com os cenários de despenho profisional, nomedamente professor de História com perfil amplo.

O estudo da História deve tornar as pessoas mais críticas e ao mesmo tempo mais solidarias e participativas ,como cidadãos.Portanto o curso de Ensino de História na Escola Superior Politécnica de Lunda Sulassenta em três componentes:

  • Área científica Principal: disciplinas nucleares, que constituem a base da formação em História,
  • Área Metodológica: disciplinas metodológicas que fornecem as capacidades para a docência e a produção do conhecimento histórico mediante a investigação,
  • Àrea de formaçãocomplementar: disciplinas que fornecem conhecimentos e valores que reforçãm o dominio do conhecimento pelo profissional da História e suas atitudes como cidadão.

Admissão exige nota positiva no exame de acesso. No quadro dos números Clausius que a Escola Superior Politécnica de Lunda Sul, estabelece para este curso.

O exame de acesso consta de uma prova, cujas componentes são definidas por uma prova, pela Direcção da ESPLS.

  1. Grau conferido: Licenciatura.
  2. Duração normal do curso: 8 semestre, 4 anos lectivos.
  3. Áreas científicas do curso:

3.1.Área científica principal: História——58,4 %

3.2. Área Metodológica: 23,8

3.3.Áreade formação complementar: 17,8.

 

  1. Exigência para admissão:

Apresentação de certificado do ensino médio: o seja curso médio, e/ou pré-universitário.

O candidato deverá obter nota positiva num exáme de acesso, no quadro do númerus clausus que o Reitor da Universidade Lueji A N Konde estabeleça para este curso.

  1. Condiçõesnecessárias para à concessão do grau

A frequência e aprovação no curso superior de Ensino de Históriaatribuem ao candidato o grau de Licenciatura em Ensino de História.

A aprovação no curso de Ensino de História faz-se obedecendo cumulativamente ao seguinte:

  • Aprovação em todas as disciplinas do plano curricular do curso;
  • Elaboração, apresentação e defesa formal de um trabalho de fim de curso; ou do relatório do Exercício da profissão, diante de um júri nomeado pelo Departamento de Investigação em Graduação e Pós-graduação, de cada curso e aprovado pelo diretor geral e seu adjunto para área cientifica.

 

  1. Objetivo e perfil profissional:

São os objetivos do curso de Ensino de História:

  • Fornecer uma solida formação na área das ciências da educação e humanas;
  • Formar capacidades para gerir o processo ensino e aprendizagem de História em diferentes niveis de ensino (desde primário, ensino médio ea adultos)
  • Formar um profissional competente nas áreas da educação, de acordo comas teorías pedagógicas, e didácticas modernas com destaque para a construção do conhecimento pelos discentes.
  • Dotar de formação polivalente e multidisciplinar nas áreas da História: assesor cultural para o resgate e protecção do patrimonio histórico-cultural
  • Proporcionar um conhecimento sólido no que diz respeito diversidade de métodos e técnicas de investigação em Ciências da Educação.
  • Fornecer o conhecimento e a compreensão dos principais conceitos e abordagens teóricos da História;
  • Capacitar em comunicação dos conhecimentos de modo rigoroso e significativo, para especialistas e não especialistas;
  • Disponibilizar o conhecimento e a compreensão dos fundamentos e as aplicações das principais estratégias, métodos e técnicas de investigação educativas.

 

  1. Saída profissional
  2. Área de atuação

Docência em diferentes niveis de ensino: primário, médio, e de adultos.

Assesoria Cultural na Administração

Arquivos, Bilbliotecas, Museios, organizações

  1. Tipo de atividade

O licenciado poderá:

  • Participar em atividade de pesquisas Ciências da Educação;
  • Coordenar, executar ou acompanhar projetos nas áreas da Educação;
  • Participar em atividades de ensino/formação;
  • Participar em equipas pluridisciplinares; na concepção de projetos de desenvolvimento socioeconômico e cultural.
  1. Perfil profissional

O licenciado poderá:

  • Participar em atividades de administração e gestão de organizações dos sectores público, associativo e privado;
  • Formular hipóteses de trabalho, organizar dados, avaliar a sua coerência e estabelecer relações significativas;
  • Aplicar adequadamente de diversos métodos e técnicas educativas e das ciências sociais;
  • Utilizar instrumentos de analise e técnicasde estatística;
  • Analisar a pluridimensionalidade, os fundamentos, o significado e as tendências dos comportamentos individuais e coletivos.

 

  1. Trabalho de fim de Curso: Tempo de duração: 1 ano letivo

Características do trabalho:

O trabalho de fim de curso de licenciatura visa desenvolver nos estudantes metodologias e técnicas tendentes ao reforço da sua capacidade profissional ou a prática da investigação cientifica ou aplicada.

O trabalho de fim do curso de licenciatura deve comprovar uma formação superior de qualidade, defensora de competências acadêmicas ou cientificas, assim como uma relativa capacidade inovadora.

O trabalho de fim de curso de licenciatura enquadra-se em qualquer das técnicas temáticas abordadas ao longo do curso e apoia-se num trabalho prático ou em bibliografia ligada ao seu objeto.

O trabalho de fim de licenciatura em Ensino de Históriapode assumir qualquer dos gêneros:

  1. Trabalho escrito, de âmbito teórico, metodológico, bibliográfico ou outro;
  2. Trabalho escrito, com descrição e analise acerca de temática do âmbito do curso;
  3. Trabalho escrito, de uma aula acerca de determinada temática do âmbito do curso;
  4. Relatório de estagio ou trabalho prático do Exercício da Profissão.


 

A inscrição em: Depende da aprovação em:
História UniversalI  Antiguidade
História Universal II História UniversalI  Antiguidade
Didáctica Geral Pedagogia Geral
História Universal III História Universal II
História IV História Universal III
Psicologia do Desenvolvimento Psicologia Geral
Psicologia Pedagógica Psicologia Geral, Pedagogia geral
Português II Português I
Língua estrangeira II Língua estrangeira I
Intr.a Etnosociología angolana Etnología
Sociologia da Educação Sociologia Geral
Antrología Social e Cultural Etnología
Filosofia da Educação Lógica
Metodologia da L. Portuguesa Língua Portuguesa I e II
Didactica especial da História, Pedagogia geral, Psicologia Geral e Didáctica Geral
Desenvolvimento Curricular Didactica especial da História,
Todas as cadeiras do 4º Ano Aprovação na totalidade das cadeiras do 3 ano


 

CURRÍCULO DO CURSO

Ano Disciplinas Cód Regime Horas Lect. Seman. Total de H.
A 1ºS 2ºS   T TP P T.H S A
Introdução às C. Sociais x 3 3 45
Intr. aos Estudos da História

 

x 3 3 45
Filosofia da Educação x 3 3 45
História UniversalI  Antiguidade x 4 8 120
História da África I x 4 8 120
Técnicas de informação e comunicação x 3 3 45
Geografia Física x 3 3 45
Geografia Humana x 3 3 45
Pedagogia Geral x 4 4 60
Didáctica Geral x 4 4 60
Psicologia Geral x 3 3 45
Lógica x 3 3 45
Português I x 2 4 60
Língua Estrangeira I x 2 4 60
Informática x 1 2 6 90
Educação Física x 2 4
                                    Total Geral
 

 

 

 

 

 

 

História Universal Idade Média x 4 8 120
História de África II x 4 8 120
História de Angola I x 4 8 120
Didáctica Especial da História x 3 6 90
Psicol.  Desenvolvimento x 3 3 45
Lógica x 3 3 45
Etnología x 3 3 45
Sociologia Geral x 3 3 45
Português II x 2 4 60
LínguaEstrangeira  II x 2 4 60
Arqueologia x 3 3 45
PsicologiaPedagógica x 3 3 45
Metodol. de Inv. Científica x 3 3 45
Met. da Invest. emEduc. x 3 3 45
                                  Total Geral
História UniversalIdade Moderna x 4 4 60
Hist. Universal Idade Contemporânea x 4 4 60
História de África III x 4 4 60
História de Angola II x 3 6 90
Antropología Social e Cultural x 3 3 45
Sociologia da Educação x 3 3 45
Gest. Org. e Insp. em Educação x 3 3 45
Prática Pedagógica I x 4 8 120
Desevolvimento Curricular x 3 6 90
Estatística Aplicada à Educação x 3 3 45
Antropologia Cultural x 3 3 45 5
                                    Total Geral
Prática Pedagógica II x 4 8 120
Etica Profissional Pedagógica x 3 3 45
Seminario de orientação para o trabalho de fim do curso x 2 4 60
Introducção a Etnossociologia angolana x 3 3 45
Estética x 4 4 60
                                   Total Geral

 

admin

Deixe uma resposta

Sistema Informático para Apoio Docente ao Estudante (SIADE), para acessar clique aqui: SIADE

Próxima atualização do (SIADE) “Forum para debates OnLine entre professores e estudantes”